Diante do mais recente componente desenvolvido pela Gabster mediante atualizações de modelos, este artigo é destinado a reunir um compilado de informações básicas, expostas de maneira simplificada, referente a produção e fabricação de portas no estilo provençal, do corte à usinagem.
Lembre-se que, antes de produzir as novas portas que estamos disponibilizando você deve ter os produtos cadastrados no Sistema Gestor. Caso ainda não tenha feito isso, clique aqui e siga o passo a passo para a importação dos cadastros.
Inserção e Uso no Projeto 3D
1. Para inserção da porta no 3D siga os passos já conhecidos, selecionando o módulo e escolhendo o modelo de frente que deseja aplicar na porta.
Se você tem dúvidas quanto a aplicação de modelos de porta, clique aqui e veja um artigo específico sobre isso. E aqui você encontra um artigo voltado pra inserção de modelos no seu projeto.
2. Após inserir a porta, você terá a opção de escolher duas configurações sobre o seu método produtivo.
Para acessar as configurações, acesse a janela de opções de componente e clique 8x sobre a porta até acessar a camada, ou utilize o atalho ctrl D caso você tenha cadastrado.
3. Você vai acessar a janela abaixo:
4. Nesta janela, você pode escolher o tipo de emenda da moldura e também se gostaria que a porta tenha margem de refilo no momento da produção.
O que você alterar nesta tela, refletirá nos comandos de produção gerados no Gestor.
5. Se você escolher com refilo, as peças virão com uma margem de 10mm de refilo no entorno, se escolher sem refilo, as peças virão no tamanho final.
*Para inserir acabamentos aos novos modelos será necessário atualizar a tela de acabamentos. Para isso, basta clicar nas setas no canto inferior esquerdo e aguardar a conclusão. Veja abaixo:
Produção
1. Regras de construção
Conforme a configuração que você adotou no projeto 3D, serão gerados os comandos de produção e definidos os tamanhos de peças para montagem da porta, podendo variar a emenda das molduras e também a aplicação ou não de margem de refilo.
A porta será sempre de espessura final 21 mm, composta por um painel de 15 mm e molduras de 6 mm. A moldura sempre será com a largura final de 60 mm.
2. Corte
O painel da porta será sempre cortado inteiro. Se você optar pela opção com refilo, o mesmo será cortado com 20mm a mais no comprimento e na largura. Se preferir sem refilo, ele será gerado para corte no tamanho final da porta.
2.1 Se opção escolhida de moldura for 45°:
- Para os complementos verticais, fazer 45º nos sentidos superior e inferior e laminar 1 comprimento.
- Para os complementos horizontais, fazer 45º nos sentidos esquerda e direita e laminar 1 comprimento,
- Se escolhida opção com margem de refilo, a moldura será cortada com 70mm de largura e nos tamanhos do painel de porta para acompanhar as regras de refilo pós colagem.
2.2 Se opção escolhida de moldura for 90°:
- Para os complementos verticais, laminar 1 comprimento.
- Para os complementos horizontais, laminar 1 comprimento.
- Se escolhida opção com margem de refilo, a moldura será cortada com 70mm de largura e nos tamanhos do painel de porta para acompanhar as regras de refilo pós colagem. A peça complemento horizontal, será cortada para se posicionar dentre as peças verticais.
3. Duplagem e refilo
Realizar a operação de duplagem, colando as peças da moldura sobre o painel. Cuidado para que a fita de borda das molduras, fique posicionada para parte central da peça.
Retirar etiquetas de corte e colar etiqueta de duplagem que contém as informações de tamanho final e laminação da porta/frente.
3.1 Se você optou por refilo:
- Realize o refilo na peça, tomando o cuidado para que será refilado exatamente 10 mm de cada lado da peça, caso contrário, as molduras ficarão com medidas de largura diferentes e, no caso de uso de emendas em 45°, estas ficarão desencontradas.
4. Laminação
Laminar 4 lados da porta após a execução da colagem e refilo.
5. Usinagem
- Se você utiliza uma máquina de usinagem automática integrada com a sua biblioteca Gabster, será gerado a furação automática para a porta.
- Tenha atenção, se você tem uma máquina que utiliza sapatas para fixação da peça sobre a máquina, estas sapatas precisam estar apoiadas sobre a moldura, caso contrário, o furo do caneco da dobradiça irá ficar com pouca profundidade.
- Em caso de uso de centro de furação, não há essa preocupação.
- Se você faz a furação em furadeiras de bancada, execute a quantidade e posição dos furos de acordo com a pré visualização gerada pelo Gestor.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.