Coleções é uma ferramenta que tem o objetivo de entregar mais liberdade na criação de novos produtos e, ao mesmo tempo, manter toda a segurança e controle na produção. Permite a criação livre de produtos 3D, com a definição de ficha técnica dinâmica e comandos de automação para a produção.
- Saiba mais sobre o que é a funcionalidade Coleções AQUI.
- Tem acesso a Coleções, usuários com perfil de "usuário-chave" que se enquadram no plano Fábrica. Saiba mais sobre os planos da Gabster AQUI.
Com as Coleções, é possível inserir itens fixos (como puxadores, parafusos..) nos componentes Gabster, ou salvar desenhos fixos (itens da web ou desenho criado em linhas no Sketchup) e, em todos estes, registrar uma matéria prima para precificação e quando finalizar o upload, gerar um número de referência para cadastrar esse produto no Sistema Gestor.
Para aprender como essa janela funciona, acompanhe os exemplos abaixo.
Exemplo 1 - Salvando uma mesa com peças Gabster e peças fixas
1. Neste exemplo, criamos um produto Mesa Corporativa. Foram utilizados as seguintes peças:
- Componente: Tampo Mesa da galeria Prime Gabster
- Pés de metal: desenhados em linhas no SketchUp
- Passa fio: baixados da web
2. Com o componente no seu projeto 3D, clique sobre o botão "Coleções" para ter acesso a funcionalidade Coleções. Neste passo, sempre aconselhamos a deixar o seu componente inserido no ponto zero do Sketchup
3. Abrirá a seguinte janela. Antes de começar, visualize uma mensagem importante: no caso, quando clicar no botão "Iniciar" o modelo que foi criado no 3D será salvo automaticamente, criando um arquivo .SKP no seu computador. Isso também significa que este componente não
poderá mais ser editado a partir de agora!
4. O PRIMEIRO PASSO trata-se em salvar uma miniatura da visualização exata do seu componente/produto no 3D. Se a visualização não está como deseja, re-posicione o componente e clique no botão "Atualizar miniatura". Veja o exemplo abaixo.
5. Quando finalizar, clique em seguinte:
6. No SEGUNDO PASSO adicione informações do produto que está criando e defina as suas Coleções.
- Nome do componente: defina um nome para o componente/produto criado.
Importante: ao definir um nome para o seu produto, aconselhamos a não utilizar caracteres especiais, como acentos, barras, etc, para melhor visualização do nome aplicado.
- Tags: escolha tags (etiquetas) para criar as coleções do seu componente. No caso, as tags que você inserir no produto definirá em quais coleções, em quais galerias, ele estará disponível no plugin. Saiba mais AQUI.
A. Crie suas próprias Tags, suas próprias categorias para organizar as suas Coleções. Insira o nome da tag, clique em "Inserir Nova". Abrirá uma nova janela de confirmação de cadastro de tag > clique em "Salvar". Pronto, tag nova cadastrada e inserida.
B. Ou adicione Tags já existentes: pesquise a tag que deseja inserir e clique sobre ela.
C. Cadastre quantas Tags achar necessário para o seu produto. Neste exemplo, inserimos as tags Mesas e Corporativo. Sendo assim, na galeria de componentes, este produto estará disposto em duas Coleções: Mesas e Corporativo. Saiba mais AQUI.
Caso cadastre de forma indevida uma Tag no seu produto, poderá retirar essa no momento do cadastro, clicando no "X" conforme exemplo abaixo:
- Descritivo técnico: serve para enviar inserir um link que contenham informações importantes para a sua empresa, como: informações técnicas do componente, orientações de montagem, etc. Este link pode conter uma página da internet, um arquivo em PDF, arquivo em Doc,...
Quando finalizar clique em seguinte.
7. TERCEIRO PASSO: Neste passo deve-se determinar matérias primas para os itens fixos, acabamentos e preços. A janela é dividida em duas partes:
- Matérias primas vinculadas: para o caso de utilizar um componente Gabster, já será apresentado a lista de materiais destes produtos que são previamente cadastrados conforme sistema construtivo.
- Matérias primas inseridas: apresenta todas as matérias primas que você inserir manualmente.
IMPORTANTE: São necessários cadastros de matérias primas apenas para itens fixos não provenientes das bibliotecas Gabster. Os componentes Gabster já possuem estes registros previamente cadastrados, conforme processo de implantação. Saiba mais acompanhando o próximo exemplo de uso, no final deste artigo.
8. Neste exemplo estamos cadastrando um produto que contém peças das bibliotecas Gabster e itens fixos. Como as matérias primas dos componentes Gabster já vem cadastradas, buscaremos apenas matérias primas para aplicar aos itens fixos do produto.
Conforme a imagem abaixo, é possível visualizar que, o tampo da mesa já foi especificado na tabela de "Matérias primas vinculadas". No caso, para esta peça temos duas matérias primas previamente registradas: fita de borda 45mm e MDF 18mm, para o tampo engrossado. As informações na coluna "Quantidade", são referentes as informações de produção destes componentes, que contém medidas e valores de custo.
9. Sendo assim, é necessário registrar as matérias primas que inserimos no 3D e que o plugin de Marcenaria não reconhece. Para este exemplo, vamos registrar 4 matérias primas:
1. Pés de metal;
2. Parafusos 3,5X16 para fixação;
3. Tomadas embutidas;
4. E a mão de obra, referente ao recorte do MDF onde os passa fios serão inseridos.
A. Para cadastrar a matéria prima "Pés de metal": no campo de busca deve-se inserir o nome da matéria prima. Caso o sistema não encontre esta matéria prima, será habilitado o campo "Inserir nova", conforme exemplo abaixo.
OBS: Por se tratar de um item fixo, não será possível alterar a sua cor/textura na janela de Acabamentos posteriormente. Sendo assim, adicionamos neste exemplo o título de matéria prima "Pé de metal preto", referente a cor.
INSERINDO UMA MATÉRIA PRIMA NOVA:
Neste caso, a janela habilita uma nova janela, onde deve-se inserir:
- Nome da matéria prima: registre o nome, a descrição, de como deseja que essa matéria prima seja chamada. Pode-se também, inserir códigos de referência.
- Unidade de medida: escolha a unidade de medida para cálculo dessa matéria prima. Tenha opções como: chapa, unidade, metro quadrado,....
- Preço de compra: defina um valor para este componente. Se utilizar valores quebrados, separe com ponto (.). Exemplo: 15.50. Atenção: este valor será calculado em conjunto com a unidade de medida definida.
- Acabamento: defina um acabamento para este item, dentre os já existentes no seu registro de fábrica. Lembrando que existe um acabamento coringa, chamado "Único", ideal para utilização em cadastro de itens fixos.
- Grupo da matéria prima: determine o grupo em que esta matéria prima será cadastrada.
Veja o exemplo abaixo.
Finalize clicando em "Salvar".
A matéria prima cadastrada, ficará listada na lista de matérias primas, conforme imagem abaixo.
- Quantidade: quando o item estiver nesta listagem, pode-se alterar a quantidade necessária desta matéria prima para o seu componente. Lembrando que o valor descrito na quantidade, multiplicará o preço do item.
Como neste exemplo o produto possui 2 pés de metal, alteramos a quantidade para 2.
B. Continuando com o exemplo, agora vamos cadastrar mais uma matéria prima para o componente "Puxador embutido" - cadastrar matéria prima "Parafusos 3,5X16": no campo busca, se repete o passo de pesquisar para verificar se essa matéria prima já existe no cadastro do sistema. Já existindo, basta clicar sobre ela, para ser inserida na lista de matérias primas do produto. Veja o exemplo abaixo:
INSERINDO UMA MATÉRIA PRIMA JÁ EXISTENTE:
Será novamente direcionado para a janela de "Cadastro de Matéria Prima". Contudo, como essa matéria prima já está registrada no sistema e já é utilizada em outros componentes, terá somente o campo "Acabamento" liberado para alteração, caso seja necessário. Não necessitando alterações, clique em salvar para continuar.
Pronto, mais uma matéria prima registrada para o produto "Puxador Embutido". Contudo, neste caso, necessitamos de 8 parafusos, sendo assim, alteramos a quantidade da matéria prima conforme exemplo abaixo.
C. Neste exemplo ainda, cadastramos uma matéria prima para as Tomadas Embutidas (passa fio, etc.. como deseja chamar). Como essa matéria prima é nova, fazemos o cadastro completo: inserimos um nome > clicamos em inserir nova > abrirá a janela de cadastro de matéria prima > aplicamos valores referentes a unidade de medida, preço de compra, acabamento e grupo para essa matéria prime > e finalizamos clicando em "Salvar".
O item será inserido na lista de "matérias primas inseridas" e será possível alterar a quantidade desta matéria prima, conforme exemplo abaixo:
D. E por ultimo, também neste exemplo, registramos uma matéria prima referente ao esforço de mão de obra para o recorte de onde este puxador será aplicado: pesquisa-se a matéria prima, seleciona-se e clica em salvar, para que esta seja inserida na lista de matérias primas. Quando inserida, deve-se incluir um valor para quantidade.
9. Pronto! Todas as matérias primas necessárias pra a orçamentação e produção do exemplo "Mesa corporativa com pés de metal" foram cadastradas. Para continuar, clique em "Seguinte", conforme exemplo abaixo.
10. Caso tenha registrada uma matéria prima que não queira para este produto, pode clicar no X ao lado da matéria prima e exclui-la antes de continuar, conforme imagem abaixo.
11. QUARTO PASSO: Será, então, direcionado para o ultimo passo. Neste, tem disponível duas opções.
A. Restringir tamanho: Consistem em determinar se este componente/produto será escalável quando utilizado pelos projetistas. Se selecionar esta caixinha, você define que este componente não será escalável, contendo assim, medidas fixas de utilização, determinadas no momento em que criou o componente no 3D.
Importante: componentes baixados da internet ou criados no Sketchup possuem outras configurações de engenharia, diferente da tecnologia Gabster, podendo não respeitar a configuração de restrição.
B. Produção: Se selecionar este campo, o usuário opta que este produto será enviado para a produção. Sendo assim, o Sistema Gestor irá reconhecer o produto e suas matérias primas cadastradas na Coleções.
Essa comunicação entre o 3D e o Sistema Gestor não acontece de forma automática. O usuário deve executar alguns passos para completá-la. Para isso siga o passo a passo AQUI.
12. Após escolher as opções que deseja, clique em "Enviar" para finalizar o cadastro. Pronto! Será gerado um código de referência para o produto que acabou de cadastrar.
Importante: não faça o download do componente criado no mesmo projeto. Sempre abra um projeto novo para iniciar a sua utilização. Saiba mais sobre baixar estes componentes AQUI.
13. Para confirmar o cadastro correto de matérias primas para este novo produto, basta clicar sobre o botão de "Preço".
Visualizando a tela de "custo", você pode visualizar todas as matérias primas cadastradas, seus valores e quantidades. Veja o exemplo abaixo:
Com este novo componente/produto cadastrado, pode-se, ainda, executar as seguintes ações.
Cadastrar o novo produto criado pela funcionalidade Coleções no Sistema Gestor
Conforme citado no item 11 deste artigo, a integração entre o 3D e o Sistema Gestor, referente ao cadastro de componentes/produtos com a Coleções, necessita que o usuário execute alguns passos para completá-la. Sendo assim, criamos um outro artigo completo para auxiliá-lo. Siga o passo a passo AQUI.
Projetar com este novo componente 3D
Você acabou de cadastrar um novo componente 3D, comece a usá-lo em seus projetos. Para isso, siga o seguinte passo a passo AQUI.
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