Um dos itens básicos de um bom render é a iluminação e saber editar a iluminação da cena é fundamental para o resultado final de um render.
Para começar a editar suas luzes, clique na luz que você deseja editar com o botão direito do mouse e selecione "Edit Light" abrirá a janela "Scene Settings", conforme abaixo:
Em "Flag", temos as seguintes opções que podem ser marcadas ou não:
Enable (Ligar/Habilitar): Se você quer a luz ativada na cena, ou seja, simplesmente liga/desliga a luz. Poderá realizar esta ação pelo botão direito do mouse no nome na árvore de cena.
Shadow (Sombra): Liga o Shadow casting, ou seja, se a luz emitirá sombra ou não. Estará sempre ativada, exceto em raros casos.
Shadow Light (Sombra suave): Quando ativada, as sombras ficam suaves dependendo da dimensão (raio) e distância da luz, como no mundo real. Para obter uma renderização fotorrealística podemos dizer que você deve usá-lo. Em contrapartida o tempo de renderização crescerá.
Negative Light (Luz negativa): Se ativada, inverte o comportamento do seu objeto,que irão absorver luz ao invés de emiti-la (não é recomendado ativar).

Shadow Color (Cor de sombra) – Normalmente preto. Pode ter sentido alterá-la ao usar predefinições mais baixas que não calculam a iluminação indireta, para evitar áreas escuras (não recomendado).
Radius (Raio) – Expressa em metros, é referida a esfera luminosa como descrito antes.
Se estiverem habilitadas as Softs Shadow, maior será o raio de suavidade das bordas das sombras.
Multiplier (Multiplicador) – Esse valor define a intensidade da luz. E não diretamente relacionado às unidades físicas (como watts ou lux). Só para dar um valor de referência, digamos que vamos utilizar principalmente valores entre 1 e 10
Em "Radiance", temos:
Color (cor): Determina qual cor a luz emitirá. Para mudar a cor da luz é só clicar no quadradinho de cor ao lado do número (geralmente vem branco).
Aparecerá a janela de cores que você pode usar qualquer cor da paleta ou usar o conta gotas e selecionar qualquer cor que estiver em sua tela independente de ser do programa, conforme imagem abaixo:
Atenuação (Attenuation): Define a atenuação da sua luz dependendo da distância da fonte.
Os valores possíveis são:
- None: nenhuma atenuação (normalmente usada para o sol).
- Inverse: a luz diminui proporcionalmente com a distância.
- Inverse Square: a luz diminui proporcionalmente com a distância ao quadrado, normalmente usada com lâmpadas pequenas que iluminam objetos bem próximos).
Observação: Este parâmetro é uma das razões para o qual é muito importante se trabalhar em uma escala correta 1: 1
DICA: Quanto mais luzes point você tiver na cena mais forte deverão ser as luzes IES. Para isso, basta aumentar o valor de Multipler.
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