Nas peças da biblioteca Gbuilder podem ser usados diversos dispositivos de montagem, que são as ferragens usadas para fixar uma peça a outra e neste artigo você verá cada uma delas.
1. Sem ferragem: Esta opção é utilizada quando você desejar que a peça não receba ferragem (furos para ferragem), porém nada impede que a mesma receba furação para ser fixada em uma peça com ferragem, por exemplo.
2. Regras de posicionamento do Minifix: Pode ser aplicado em peças a partir de 81mm de profundidade, caso contrário não irá gerar furação e seu posicionamento é conforme as regras que verá a seguir, abaixo você tem uma imagem ilustrativa deste dispositivo:
2.1 Em peças com menos de 120mm de profundidade é utilizado apenas um minifix á 25mm da borda e uma cavilha também a 25mm da borda oposta, como ilustra a imagem abaixo:
2.1.1 Em peças menores que 250mm de profundidade é utilizado apenas um minifix centralizado e duas cavilhas cada uma a 40mm das bordas, como mostra o modelo a seguir:
2.1.2 Já em peças maiores que 250mm de profundidade o minifix é posicionado, a 50mm das bordas, e as cavilhas ficam afastadas 100mm de cada borda, como mostra os exemplos abaixo:
2.2 Minifix: Dispositivo de montagem utilizado para união de peças com pressão no lado esquerdo e direito, e sempre deve ser utilizado em conjunto com cavilhas (tarugos). Sua disposição na peça sempre respeita a regra de posicionamento citada no passo 2.
2.3 Minifix esquerda: Dispositivo minifix utilizado apenas no lado esquerdo da peças, ficando com o lado direito sem receber ferragem. Essa opção é geralmente utilizada, quando é necessário que um lado gere furação (tenha ferragem) e o outro lado receba os furos para fixação de uma peça com ferragem.
Sua disposição na peça sempre respeita a regra de posicionamento citada no passo 2.
2.4 Minifix direita: Dispositivo minifix utilizado apenas no lado direito da peças, ficando com o lado esquerdo sem receber ferragem. Essa opção é geralmente utilizada, quando é necessário que um lado gere furação (tenha ferragem) e o outro lado receba os furos para fixação de uma peça com ferragem.
Sua disposição na peça sempre respeita a regra de posicionamento citada no passo 2.
3. Regras de posicionamento do VB: Pode ser aplicado em peças a partir de 121mm de profundidade, caso contrário não irá gerar furação e seu posicionamento é conforme as regras que verá a seguir, abaixo você tem uma imagem ilustrativa deste dispositivo:
3.1 Em peças com menos de 250 mm de profundidade é utilizado sempre dois VB's á 40mm da borda, como no modelo a seguir:
3.1.1 Em peças a partir de 251mm de profundidade é utilizado sempre dois VB's á 50mm das bordas, como mostra o exemplo abaixo:
3.2 VB: Dispositivo de montagem que não necessita o uso de cavilhas. Tem como principal característica a facilidade de montagem e é utilizado para união de peças com pressão no lado esquerdo e direito.
3.3 VB esquerda: Dispositivo VB utilizado apenas no lado esquerdo da peças, ficando com o lado direito sem receber ferragem. Essa opção é geralmente utilizada, quando é necessário que um lado gere furação (tenha ferragem) e o outro lado receba os furos para fixação de uma peça com ferragem.
Sua disposição na peça sempre respeita a regra de posicionamento citada no passo 3.
3.4 VB direita: Dispositivo VC utilizado apenas no lado direito da peças, ficando com o lado esquerdo sem receber ferragem. Essa opção é geralmente utilizada, quando é necessário que um lado gere furação (tenha ferragem) e o outro lado receba os furos para fixação de uma peça com ferragem.
Sua disposição na peça sempre respeita a regra de posicionamento citada no passo 3.
4. Regras de posicionamento para pitão, parafuso e Cavilha: Podem ser aplicados em peças a partir de 81mm de profundidade, caso contrário não irá gerar furação. Em peças com menos de 120mm de profundidade é utilizado dois dispositivos á 25mm da borda cada. Em peças menores que 250mm de profundidade é utilizado dois dispositivos a 40mm das bordas, e para em peças maiores que 250mm de profundidade os dispositivos são posicionado, a 50mm das bordas.
4. Pitão: Suporte de prateleira, utilizado apenas como apoio de prateleiras e não como sistema de fixação para caixas.
5. Parafuso: Sistema de furação para marcação de parafusos.
6. Cavilha: Dispositivo apenas de encaixe, sem força para fixação de peças. É usado para fixação oculta. Para utilização, aconselha-se usar cola branca dentro dos furos de tarugo para gerar boa fixação entre as peças.
Saiba como atribuir essas ferragens em peças Gbuilder clicando AQUI.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.